quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Hola, que tal...

Buneos dias.

Aqui sao 9h da matina, ou seja, 13h por ai. Ta tudo na paz. Hoje devo ir a Antigua, a antiga capital da Guatemala (mudou no século XVIII por conta de um terremoto). Mas ñ devo me deter por lá muito tempo. Até pq me disseram que é uma cidade de "fantasia", feita pra gringo ver, com tudo bonitinho, limpinho, sem pobres pelas calcadas. Mas vou ver se escalo pelo menos um dos vulcoes. Dizem que o que esta em atividade eh o mais legal. Mas precisa ter um guia fodón para levar pelos caminhos, pq o cara pode virar frango assado quando chega na boca da cratera. Para ir ateh la vou pegar um dos famosos chickenbuses, que recebem esse nome pq o povo entra com galinha mesmo. E me disseram que sempre cabe mais um. Deve render umas boas historias.

Ontem o dia foi sossegado, sem muito por fazer. Fui ao Museu de História Nacional. Bem decepcionante. O lugar tá largado e simplesmente pula todo o periodo da guerra civil...Buenas, pelo menos vi. Depois fui acompanhar uma manifestacao que ja dura dois dias em frente ao Congresso. Estao querendo barrar o projeto de orcamento do governo para o proximo ano. Os camponeses e indigenas eram a maioria dos protestantes, reclamando de cortes no orcamento, que afeteriam as verbas destinadas a eles. Ontem o governo anunciou que vai criar 905 postos de distribuicao de alimentos para familias vitimas da guerra civil. Esse tema é relamente recorrente por aqui.

Aproveitei para comer uns doces típicos. Quase todos sao frutas caramelizadas. Muito boas. A fruta da hora sao aquelas ameixas amarelinhas que a gente ve pelas ruas em cidades do Rio Grande do Sul. Se faz de tudo com elas: doce, suco, etc. E fui num lugar vegetariano para ver se rolava algo mais light...comi chuchu...empanado (kuakuakua).

To tentando economizar ao maximo. As coisas sao bem acessiveis aqui. Soh os ingressos para os museus eh que estao pegando duramente no bolso. No final do ano passado o governo aumentou o valor de todos (tem um carimbinho avisando isso, pq as entradas sao antigas ainda). O de História Nacional, por exemplo, agora custa Q 50, enquanto antes saia por Q 15. Mas acho que ta certo. Tem de enfiar a faca nos gringos mesmo.

Ontem rolou a segunda entrevista. esqueci de trazer as fotos para posta-las. Foi com o Guianni. O cara eh gente finissima. Tava me contando que mora num distrito da capital. Que nas ruas que circundam a casa dele, eh comum ver meninos de 8 ou 10 anos com armas e ateh granadas. Me avisou um monte sobre os roubos, mais uma vez (tanto que fui embora dobar mais cedo por conta disso). A entrevista foi muito boa. O cara tem bastante fundamentacao. E o melhor é que aparentemente ganhei um camarada.

Ah, a cerveja aqui nao eh das piores. Tomei uma tal de Golden Ice. Digamos que eh uma Kaiser. Tem a Gallo, que eh a mais tradicional, mas achei pior (uma Bavaria). Brahma aqui se chama Brahva (e estao sorteando passagens pro carnaval do Rio). Essa eu nao provei pq, afinal de contas, Brahma eu tomo em casa! Alias, tem um monte de promocoes cujo premio eh uma viagem ao Brasil. Ontem à noite tava zapeando a TV e dei de cara como Lázaro Ramos. Outra novela da Globo. Mas dessa vez num canal local. Dublagem engracadissima.

Buenas, hoje me despedi da tia que faz o cafe da manha no hotel. Ela foi com a minha cara. Acho que eh pq conversei e elogiei tanto os ovos estrellados (fritos) como os revuletos (omelete) que ela faz - como podem perceber, ovo no cafe-da-manha, por aqui, eh sagrado. Agora vou ver se descubro qual a melhor parada de onibus para Antigua e me despedir da Martina, a camareira do hotel, que eh uma figurinha muito simpatica.

beijos e abracos,
Gustavo

3 comentários:

Erika. disse...

Bão de lê que só..... Migo, porque não faz no blog uma agenda de entrevistas? Assim, a gente vai acompanhando o desenrolar do trabalho também. Ontem foi feriado aqui (Dia da Consciência Negra, mas hoje tamo que tamo, todas, fazendo as propostas/roteiros/estruturas sabes bem do quê. Bom, só hoje me lembrei do blog e perguntei o endereço pra Marina (nossa). Agora, entrarei diariamente. Beijos saudosos! Erika.

Rosane Aubin disse...

Tá fazendo blog e nem avisou!!!! Agora vou ler todos os dias! Saudades de vc, por aqui o mesmo ritmo de muito trabalho e pouca diversão!
Beijos!
Rosane Aubin

Gustavo disse...

Ola pueblo! Que bom te-las por aqui. E que pena que para ambas, parece que a regra trabalho e mais trabalho parece estar prevalecendo. Eu, em compensacao fico aqui bundando...risos. beijos