sábado, 29 de novembro de 2008

Panajachel, a cidade para quem esta voltando de Woodstock a pé

Buenas amigos,

acho que vcs já devem estar cansados dos relatos, mas cá estou eu para preservar a memória dos gloriosos - pelo menos para mim - dias de América Latina. Pois bem, hoje cheguei a Panajachel. Viagem curta, bestinha, só uma meia hora de barco. Pana, como é apelidada a cidade, atraiu uma leva de gente paz e amor nos anos 70. E ainda mantém uma atmosfera bicho-grilo, com aquele povo que faz artesanto (sem durepox, diga-se), umas mulherada bem cabeluda e de saiao...e muita oferta de maconha pelas ruas. Chega, já dá para vislumbrar o quadro.

Buenas, confesso que apesar de ter sido uma experiência ótima a de estar coma família, em termos estomacais estou erguedo as maos pro céu por ter deixado San Pedro la Laguna para trás. Sério, nao dava mais. Meu café da manha hoje foi pao com feijao e ovo frito. Depois disso, nao precisa comer mais nada.

As aulas acabaram temporariamente, Estou pensando sobre onde prosseguir os estudos. Creio que vai ser na cidade de México, lá para o final de dezembro ou início de janeiro. Ontem minha professora marcou a aula para a parte da tarde pq tinha uma reuniao do sindicato. E as noticias foram boas. Aqui ha dois grupos de professores. Os p"resupuestados", ou seja, que estao na folha de pagamento do governo, e os contratados, que nao tem estabilidade (sao uns 20 mil). Esses que nao sao "oficializados" recebem salarios soh durante os 10 meses letivos. Nos outros dois, ficam procurando trabalho temporario. Porem, os recursos para os alários de boa parte dessa gente sao enviados por noruegueses. E descobriu-se que os nordicos estavam mandando a grana para 12 e nao 10 meses. Diante disso, agora o governo vai comecar a apagar tambem os contratados todo o ano.

Outra noticia que corre eh a de que o sindicato dos professores - parace que o tal do Azevedo, o presidente dos sindicato é foda mesmo - fez uma investigacao sobre sonegacao fiscal no país. E denunciou 12 familias importantes. Soh o dono da Pollo Campeiro - o MacDonalds da Guatemala - deve 35 milhoes de quetzales. Agora ha a apressao para que pague. Veremos.

Hoje tá tudo meio confuso nos miolos, entao vou escrevendo o que dá na telha. Curiosidades: durante as refeicoes, uma unica mulher, normalmente a mae, serve todo mundo o tempo inteiro. Ninguem, levanta a bunda da cadeira pra nada. Quado terminam a refeicao, dizem "Muchas gracias", ao que se respode com "Bon provecho". Outra coisa: metem abacate na sopa. Sim, dizem que se parece com queijo. Entao o abrem e pimba. Tá lá o abacatao boiando (nao no preparo, soh na hora de comer). Claro que experimentei. Ta longe de ser um queijo...mas ateh que nao eh de todo ruim. O foda eh comer a carne da sopa com a mao. O negocio eh mais duro que pedra, mais borrachento que pneu e fica todo mundo ali, quase perdendo os dentes e fazendo o glorioso barulhinho de chupar o osso.

Tenho de ir. Amanha ou segunda, volto a escrever.

beijos e abracos

Um comentário:

Erika. disse...

Meu, vamos investir em organizar grupos de mulheres para passar um mês aí? Todo mundo voltaria magrinho pra casa. Spa e turismo juntos. Abacate na sopa? Sopa? Carne dura na sopa? Tô fora! Aliás, foríssima: acabao de voltar do Mestiço, onde almocei muito bem, aliás. Beijos.