domingo, 23 de novembro de 2008

San Pedro, a cidade da lagoa

Ola camaradas!

Ja estou em San Pedro la Laguna. A viagem foi tranquila, numa van. A estrada eh que tava braba. Boa parte dos 150 km que separam Antigua daqui esta em obras. O trecho final da viagem eh o mais bonito, estradinha estreita, cheia de curvas e morro abaixo. E a partir de um certo ponto da para avistar o Lago Atitlan, que eh a grande atracao do lugar. Ele eh resultado de uma serie de erupcoes vulcanicas que aconteceram por aqui e formaram esse panelao em que a agua acabou ficando. Sao 300 metros de profundidade.

Chegamos as 17h30, hora em que ja esta bem escuro. Cheguei sem hotel, mas logo encontrei um, bom, bonito e barato. E o principal, com agua quente. Esqueci de dizer que, em Antigua, o albergue em que eu estava tinha aquecedores solares. Chegava a noite, hora em que todo mundo queria tomar banho, e o pobre do sistema nao dava mais conta do recado. Como a temperatura cai bruscamente aqui a noite - de uns 25 para uns 10 graus - o lance era tomar banho frio que, como podem imaginar, nao era nada agradavel.

Bem, a cidade de Sane Pedro eh realmente minuscula. Em cinco minutos a gente atravessa ela de ponta a ponta. As casas sao todas meio improvisadas, meio favelao, e ha trechos sem calcada. Alias, aqui passa um carro por vez, pq as ruas sao muito estreitas. O grande lance eh que existem umas 10 cidadezinhas ao redor do lago. Entao a diversao do povo eh pegar um barco e ir para elas. Hoje dois tiozinhos me pararam na rua. Um para oferecer maconha. O outro para pferecer as mantas que eles fazem. Disse que negocia a troca delas por roupas, principalmente calcas jeans. Vamos ver se rola escambo, apesar de eu nao ter muitas calcas aqui.

Fui conhecer a escola de espanhol. O lugar eh super humilde, mas gostei do Vicente, que eh o gerente do negocio - e tambem o jardineiro. Amanha comeco as aulas, as 8h. Sao 4h por dia. E tambem saio do hotel para ir viver com uma familia local. Acho que ser ainteressante. O Vicent eme disse que pode me contar o que eu quiser sobre a cidade. Legal, vou aproveitar isso. O lugar em que esta a escola eh um sitio arqeologico. Estao reformando o predio justamente para fazer um museu com as pecas que encontram no terreno.

To numa cafeteria escrevendo. Ha um cheiro magnifico de cafe aqui, o que me convida a uma xicara. Entao, me despeco. Espero que estejam gostando dos textos - apesar do problema dos teclados, o que me impede de acentuar.... Se tiverem sugestoes ou quiserem saber alguma coisa especifica, perguntem, por favor.

Besos,
Gustavo

Um comentário:

Erika. disse...

Pelamordedeus! Teu time ontem hem? Que fiasco! Vai carregar pra sempre a responsa de ter entregado o título pros bambi! Afe!