domingo, 30 de novembro de 2008

O comeco do fim (título alternativo: Só faltaram as galinhas)

Hola,

Pois bem, hoje, domingao, resolvi botar o peh na estrada e ir conhecer a antiga cidadela maia de Iximché. E amigos, seu eu me queixara da tranquilidade dos chicken buses, hoje nao posso dizer o mesmo. Fui castiga. Acordei às 5h30 da matina e fui pra parada de onibus. Mais lotado impossivel. O cobrador ficou pendurado na porta. E para passar recolhendo o dinheiro, só com movimentos circenses pendurado no puta-merda. Ou seuja, só falataram as galinhas no onibus.

Buenas, peguei a buzanga e fui para Los Encuentros, lugar que recebe esse nome por ser a juncao de duas principais rodovias da Guatemala. E só por isso mesmo. Pq é um lugar desolador. Ali, os onibus cruzam constantemente e é normal fazer baldeacao para ir em direcao contraria. Foi o que eu tive de fazer. Peguei um outro onibus, tbem abarrotado e me mandei. Para vcs terem um aideia, os onibus tem bancos para duas pessoas cada. mas vai tres. Ai, meu, se um pára no corredor, tranca tudo. É um pó dos infernos a estrada. mas valeu, foi divertido pacas.

Meu destino era Tecpán. as ruínas ficam pertinho. O destino ficou meio contramao no meu roteiro, mas as ruínas de Iximché, apesar de nao serem das mais emocionantes, tem um valor histórico: foi onde a história do povo maia comecou a ir pro saco. É uma das mais recentes cidades maias. Foi construída por volta de 1470.

Foi no final de 1523 que Pedro Alvarado iniciou sua marcha do México em direcao à Guatemala. Há dados históricos, que nao lembro de cabeca, sobre o número de soldados que o acompanharam. Buenas, chegaram por estas terras, na regiao de Chichicastenango no ano seguinte. Antes, passaram pela regiao Qiuché, onde iniciaram a guerra contra a tribo que tiha esse nome. Quando so índios Quiché viram os espanhóis chegando, mandaram um representante até Iximché, habitadada pelo Kakchiquels, seu antigos inimigos,propondo uma alianca contra os invasores. Mas os bestas nao mandaram resposta. deram uma banana pra outra tribo. Naos ó fizeram isso, como receberam os espanhóis de bracos abertos. Há uma carta de Alvarado que menciona que foram recebdiso de uma maneira tao gentil que pareciam estar "llegando a la casa de nuestros padres". bastou um ano para que a ficha do líder maia caísse. Percebeu que o furo era mais embaixo. Mas aí já era tarde. Combateram os espanhóis por cinco anos, mas foram massacrados. Isso é que dá ser pelego...

O que restou sa cidade sao basicamente algumas paredes, que dao a nocao de como ela estava estruturada e funcionava. É interessante, sem dúvidas. Amanha devo ir a Santa cruz del Quiché, onde vivia a tribo Quiché. E depois devo ir a Nebaj, uma pequena cidadezinha que foi massacrada na guerra civil. Depois sigo para Coban. Tô vendo um programa de índio - literalmente - para fazer por lá. Estao com uma atividade com as comunidades que moram no meio da floresta. Sao dois dias de caminhada pela mata, dá para dormir na tribo, banho é no rio, aquelas coisas. Estoutentando agilizar, pq tem de marcar com antecedencia. mas achoque vai ser bacana. depois? Rumo a Tikal (ou melhor, El Remate,uma cidadezinha perto). E aí, México. Como sou meio confuso, nao consigo definir o melhor roteiro. Em principio, tenho de estar dia 28 de dezembro na cidade do México, para entrevistar a banda Transmetal...mas sei lá, de repente tento marcar para outro dia.

Mais uma curiosidade: se existisse um ranking mundial de mijar na rua, os guatemaltecos o encabecariam. É impressionante o índice! Outra: quando o onibus quer ultrapassar, na estradam nao ha o que faca o motorista mudar de ideia. E olha que ele fala no celular, com o cobrador, troca o cd no rádio...Se é uma curva, o cobrador se pendura pra fora do ônibus para consegui espiar melhor. É a tecologia para seguranca no transito mais legal que já vi.

Beijos e abracos,
Gustavitcho

2 comentários:

Marina disse...

Oi, Gú!
Pelo visto está conhecendo bastante coisa por aí, que bom! Hoje a Erika trouxe o folheto do carinha que fez o seu boneco e você está estampado no cartão..hehehehe... Devia cobrar por ele usar sua imagem! Aproveite por aí!
Beijo,
Marina

Gustavo disse...

vou processar o infeliz"! desse jeito as vendas vao avancar muito....risos. to conhecendo mesmo, bela. ta divertido. nos proximos dias vou estar incomunicavel. bj